limpeza pós obra em surpeficie

Limpeza Pós Obra? Conheça os cuidados e como fazer

A limpeza pós obra é algo que não tem como escapar. Isso porque toda reforma ou construção gera entulho, poeira e resíduos difíceis de remover.

É claro que a faxina pós obra é mais trabalhosa do que a limpeza do dia a dia. Porém, com a ajuda de profissionais, os produtos certos e alguns cuidados específicos, dá para agilizar o processo.

Portanto, esse post é para você que acabou de construir ou reformar e está se perguntando como fazer a limpeza pós obra. Falaremos um pouco mais sobre os cuidados e a importância desse procedimento, principalmente em tempos de pandemia do novo Coronavírus.

O quê é a limpeza pós obra?

limpeza pós obra

Podemos dizer que a limpeza pós obra é um pouco diferente daquela que fazemos no dia a dia nas nossas casas, principalmente no que diz respeito ao tipo de sujeira que uma obra acaba gerando, o que requer produtos específicos e equipamentos profissionais.

Durante uma limpeza pós obra também é preciso se atentar sobre os equipamentos de segurança que devem ser utilizados, sobretudo quando é necessário remover produtos químicos, além de seguir uma sequência lógica para que o trabalho seja mais eficiente.

Com ajuda profissional, de uma empresa terceirizada, fica mais fácil remover os respingos de tinta, a poeira grossa acumulada, os produtos utilizados para selagem e acabamento de revestimentos.

Para quê serve a limpeza pós obra?

A limpeza pós obra serve para verificar possíveis problemas que atrapalham os detalhes da construção, como respingos, manchas de tinta e rejunte que, em grande quantidade, prejudicam o trabalho final. Ou seja, esse tipo de limpeza tem como objetivo ressaltar os detalhes de acabamento da obra.

Ao final de uma obra, é possível encontrar uma grande quantidade de detritos e resíduos que precisam ser retirados e encaminhados para o destino apropriado. E é aí que entra a limpeza pós obra, que é o processo de higienização do local que ocorre logo após o término das atividades de construção.

Qual a importância da limpeza pós obra durante o Covid-19?

Finalizar uma obra, seja ela grande ou pequena, pode parecer o ponto final de um longo processo. Entretanto este também é o marco do início de um outro trabalho não menos grandioso e não menos importante: a limpeza pós obra.

Não existe obra que não deixa sujeira e, pior que isso, esta sujidade costuma ser das mais pesadas e mais complicadas de se manejar. Em tempo de Covid-19, a procura por este tipo de limpeza aumentou muito, principalmente para a desinfecção do ambiente a fim de reduzir a disseminação do vírus nos ambientes e, consequentemente, a contaminação dos profissionais e familiares.

É muito importante realizar esse processo de higienização, pois nem sempre a sujeira é visível. E, somente uma limpeza realizada corretamente e por pessoas especializadas é capaz de eliminar os riscos.

Durante uma limpeza pós obra é possível realizar a higienização focada em desinfecção dos ambientes, com produtos bactericidas e virucidas, com objetivo de matar germes e microrganismos das superfícies.

Como fazer uma limpeza pós obra?

limpeza pós obra lavando área externa

Para fazer uma limpeza pós obra é necessário utilizar os produtos mais adequados para cada tipo de sujeira. Algumas opções para ajudar na remoção de materiais mais pesados são:

  • Limpador pós obra geral: a solução destinada para limpeza de resíduos em forma geral, pois atua como desincrustante. Pode ser utilizado em ambiente externos e internos. Seu uso é simples: após diluir na quantidade indicada, o produto é aplicado utilizando escova ou vassoura. Depois de um intervalo de 5 a 10 minutos é necessário enxaguar para remover completamente a solução.
  • Limpador pós obra rejunte cimentício: pode ser utilizado para rejuntes cimentícios ou resíduos de argamassa. É indicado para reformas, pois ele atua como desincrustante. É a praticidade aliada à garantia de um produto de qualidade, sem necessidade de recorrer a soluções caseiras.
  • Limpador de rejuntes diário: a solução auxilia na retirada de sujeiras, gordura e bolor presente nos rejuntes. É indicado para todos os tipos de rejuntes (cimentício, acrílico e epóxi) e em diversos ambientes.
  • Limpador pós-obra acrílico e epóxi: é um desincrustante de resíduos de rejuntes acrílico e epóxi. Já vem pronto para uso e é de fácil aplicação.

É importante estar atento quanto ao cuidado necessário na hora de utilizar soluções caseiras para limpeza do pós obra, para não prejudicar o revestimento. Por isso, sempre que possível, opte por uma solução profissional. Assim, você não corre riscos e a superfície se mantém intacta.

Dicas para realizar uma limpeza pós obra

Separamos algumas dicas para realizar uma limpeza pós obra. Conheça abaixo quais são elas!

  1. Retire o excesso de lixo e entulho no momento da obra

Quanto mais organizado estiver o local no momento da reforma, mais fácil será realizar a limpeza pós obra. Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é definir um lugar específico para depositar os resíduos após cada dia de serviço, orientando os pedreiros a manterem o canteiro de obras minimamente organizado. Isso evita o acúmulo de entulho em cada cômodo, liberando espaço e agilizando a limpeza.

  1. Planeje a tarefa conforme os cômodos

A palavra-chave quando o assunto é limpeza pós obra é planejamento. É preciso sentar e definir as prioridades da faxina conforme cada cômodo.Assim, conforme você for vendo o resultado, se sentirá mais motivado a terminar o serviço.

Algumas dicas pontuais para ajudar na tarefa são:

  • Recolha todo o lixo e ferramentas espalhadas pela casa;
  • Retire tudo o que for possível para abrir espaço, como móveis e objetos;
  • Comece a limpar a partir da área mais afastada até a entrada da casa;
  • Faça a limpeza de cima para baixo;
  • Utilize luvas e máscaras de proteção durante todo o serviço.
  1. Comece limpando a sujeira grossa

O ideal é primeiro fazer a limpeza seca, retirando toda a sujeira grossa, como resíduos de gesso, cimento, tinta e outros materiais utilizados no acabamento da obra. Depois, com um aspirador remova o excesso de poeira. Por fim, utilize água para retirar os resíduos finos, lavando vidros, bancadas, pisos, louças sanitárias e outras áreas.

  1. Proteja as instalações e os acabamentos

Na hora de fazer a limpeza pós obra, é imprescindível proteger as instalações da casa para não danificar os acabamentos. É por isso que não dá para começar a limpeza enquanto os pedreiros ainda estão finalizando as instalações.

Para evitar estragos ou retrabalho, comece a limpeza pós obra somente quando a mesma estiver acabado completamente. Utilize lonas e papelão para proteger as instalações e os móveis que já estiverem no local.

  1. Utilize produtos adequados

Como a limpeza pós obra é muito mais complexa do que realizar a faxina do dia a dia, em muitos casos, será preciso recorrer a produtos específicos, indicados para a limpeza de diferentes tipos de resíduos.

  1. Contrate uma equipe especializada

Esse tipo de serviço é muito mais comum do que você imagina e, com certeza, vai acelerar a limpeza pós obra sem colocar os acabamentos em risco.

Quais os melhores produtos e equipamentos para uma limpeza pós obra?

limpeza pós obra em vidro

Como já falamos anteriormente, cada material exige cuidados específicos durante uma limpeza pós obra, então, é preciso utilizar produtos e equipamentos especiais para não causar problemas e estragos.

Para facilitar, primeiro enxágue o piso retirando os resíduos de sujeira, depois aplique os produtos específicos para a limpeza seguindo as recomendações do fabricante. Por fim, remova a sujeira acumulada com água.

A limpeza de porcelanatos deve ser feita com detergentes neutros diluídos em água e com o apoio de panos macios. Para esse material não é indicado o uso de produtos como ácido fluorídrico, ácido muriático, impermeabilizantes, ceras e vassouras de cerdas duras, pois podem arranhar a superfície do piso.

Os vidros devem ser limpos com uma solução de 5 litros de água para 1 colher de sopa de vinagre ou detergente neutro e 1 colher de sopa de álcool. Depois, é necessário aplicar o limpa vidros. Não se esqueça de secar.

Já os rejuntes normalmente pedem o uso de água sanitária e cloro, porém existem opções caseiras que podem ser utilizadas, como o vinagre branco ou bicarbonato de sódio com limão. Aplique as soluções e espere agir.

Água e sabão neutro, combinados com o uso de um pano macio, podem ser usados para limpezas mais leves de metais. Caso o metal possua manchas, soluções ácidas, como vinagre ou limão, são uma boa solução. Para polir o metal, utilize uma solução de bicarbonato de sódio com água.

Para pisos de madeira, comece varrendo o chão com uma vassoura de cerdas macias, depois passe um pano úmido com produtos adequados para esse material.

Cuidados na hora de fazer a limpeza pós obra

Para evitar problemas futuros é importante tomar alguns cuidados com a limpeza pós obra. Entre eles estão:

  • Não começar a limpeza antes que toda a obra do local esteja finalizada, a fim de evitar o círculo vicioso de limpa-suja, onde o trabalho não rende;
  • Cobrir com material apropriado os móveis e equipamentos que não possam ser removidos do local, dessa maneira, essas peças ficam protegidas de qualquer dano;
  • Antes de iniciar a limpeza pós obra, procure saber quais produtos serão necessários para limpar cada uma das sujidades que restaram;
  • Contrate uma equipe capacitada que garanta a qualidade da limpeza.

Onde fazer e qual o valor de uma limpeza pós obra em BH?
limpeza pós obra passando pano no chão

Para que você tenha uma ideia do valor de uma limpeza pós obra em BH, separamos alguns perfis.

Um escritório de 50 m2 em edifício comercial, com um banheiro, sem móveis, onde devem ser limpos: pisos, paredes, portas, janelas, metais e louças do banheiro. O preço médio para este tipo de limpeza pós obra, com todo material que será utilizado já incluído no valor, é de R$ 969,00 sendo o valor máximo R$ 2.500,00 e o mínimo R$ 325,00. Aqui, o valor por metro quadrado ficou na média em R$ 19,38.

Já um apartamento de 100 m2, com três quartos e dois banheiros, que não possui armários nem móveis, com uma varanda gourmet de 10m2 sem vidros na sacada, onde devem ser limpos: pisos, paredes, portas, janelas, metais e louças dos banheiros. O preço médio para este tipo de limpeza pós obra,  com todo material que será utilizado já incluído no valor, é de R$ 1.902,00 sendo o valor máximo R$ 6.000,00 e o mínimo R$ 600,00. O valor por metro quadrado ficou na média em R$ 19,02.

Ou seja, o valor de uma limpeza pós obra em BH costuma ter uma média aproximada de R$ 19,00 o metro quadrado.

Primatto: Conservadora de limpeza final de obra

A limpeza pós obra é um serviço extremamente importante e duradouro, a tentativa equivocada da remoção dos resíduos de obra, com as técnicas e materiais inadequados, pode danificar de forma definitiva revestimentos recém instalados e causar grandes transtornos.

Por outro lado, a falta da remoção desses resíduos também pode causar futuros problemas à estrutura/superfície suja, gerando maiores gastos e problemas com manutenções.

A Primatto conta com uma equipe de especialistas de limpeza pós obra para cada área específica (vidros, piso, banheiros, luminárias, estofados, etc). Sabemos que as áreas industriais geralmente apresentam alto nível de sujidade, locais de difícil acesso, complicativos e particularidades próprias do segmento.

O principal objetivo da Primatto é a completa administração e controle das atividades relacionadas ao nosso segmento, de forma que nossos clientes possam manter integralmente o foco em sua atividade, com a segurança e conforto de que as suas instalações estão em boas mãos.

Além disso, possuímos rigorosos padrões de qualidade e procedimentos desenvolvidos para otimizar tempo e controle. Contamos com rigorosos treinamentos específicos para cada tipo de atividade, sendo estes ministrados por profissionais de grande experiência e capacidade.

Conclusão

limpeza pós obra placa piso molhado

Quando uma construção ou reforma termina, a limpeza pós obra é o primeiro passo a ser seguido. E isso não é apenas uma questão estética, visto que só depois dela será possível averiguar de forma completa a qualidade dos serviços realizados.

É muito comum que, no momento da limpeza pós obra, se descubra alguns defeitos, seja um azulejo trincado ou com argamassa colada nele, ou até mesmo uma parede com problemas na pintura e acabamento.

Portanto, é muito importante realizar a limpeza pós obra, uma vez que ela funciona como uma pré vistoria. Contudo, é preciso levar em conta que ela não é como uma simples faxina, pois os materiais de construção, como por exemplo o cimento, o gesso e as tintas, geralmente geram entulhos e sujeiras de difícil remoção, sendo preciso utilizar equipamentos, técnicas e produtos específicos, além de assegurar o correto descarte.

Para que não haja nenhum problema durante a realização dos serviços, a limpeza pós obra deve ser realizada por profissionais experientes e treinados. E isso você encontra na Primatto.

Caso necessite desse serviço, entre em contato conosco para fazer um orçamento.

Gostou de saber um pouco mais sobre a limpeza pós obra? Então continue nos acompanhando para ficar por dentro de tudo o que acontece que ramo de limpeza, conservação e administração de condomínios.

×