mulher segurando produtos de limpeza equipe de limpeza

Equipe de limpeza: contratar ou terceirizar?

Uma dúvida muito comum entre aqueles que necessitam contratar uma equipe de limpeza, como os administradores de prédios e condomínios, é se vale mais a pena contratar ou terceirizar esse serviço.

Cada vez mais comum, a terceirização da limpeza possui inúmeras vantagens, como menor burocracia na hora da contratação e a maior especialização dos funcionários.

No artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre como contratar e liderar uma equipe de limpeza, bem como as facilidades da terceirização desse serviço e o que precisa ser observado ao contratar esse prestador. Confira!

Como liderar uma equipe de limpeza?

equipe de limpeza em serviço

Liderar uma equipe de limpeza nem sempre é uma tarefa simples. Isso porque é necessário lidar não apenas com os próprios conflitos, mas também levar em consideração os problemas e interesses de um grupo.

Para dar conta do recado, o líder precisa dar conta de muitas questões, tomando cuidado para não parecer exigente ou condescendente demais, bem como perceber quando os seus funcionários estão estimulados ou não, alinhando o seu trabalho com os objetivos da empresa.

Manter os colaboradores que fazem parte de uma equipe de limpeza estimulados é uma tarefa que exige esforços específicos por parte dos gestores, uma vez que a motivação é um fator de extrema importância para as empresas.

Abaixo listaremos alguns pontos importantes sobre como liderar uma equipe de limpeza para que ela execute o seu trabalho com excelência.

Contrate as pessoas certas

Na hora de contratar os colaboradores, verifique se os mesmos possuem indicação de trabalhos anteriores e quais cargos ocuparam. Também é importante levar em conta os detalhes da vaga e o perfil de cada candidato para entender se ele se enquadra ao que está buscando.

Além de realizar a entrevista com cada um, você ainda pode pesquisar mais sobre eles nas redes sociais ou entrar em contato com a empresa que trabalhavam anteriormente para obter informações como, motivos do desligamento, forma de trabalho, comprometimento e outras.

Faça treinamentos

É fundamental acompanhar os profissionais de conservação e limpeza em suas tarefas diárias para identificar pontos de melhoria. A partir daí, é possível avaliar quais processos precisam ser aperfeiçoados e buscar soluções para serem apresentadas durante o treinamento da equipe.

Defina metas e objetivos

Definir metas e objetivos para sua equipe de limpeza pode ser uma boa estratégia para manter os funcionários motivados e, assim, atingir os resultados esperados.

Isso é fundamental para fortalecer o vínculo entre colaborador e empresa, otimizar a performance dos trabalhadores, aumentar a produtividade, e, consequentemente, elevar os lucros.

Tudo isso ajuda a reter não apenas os clientes, mas também talentos. Afinal, as metas e os objetivos serão primordiais para demonstrar quem são os colaboradores engajados e que merecem reconhecimento.

Ofereça materiais e equipamentos de qualidade

De nada adianta investir em treinamentos se não fornecer as condições básicas para uma performance de alto nível.

Para isso, nunca permita o uso de produtos de limpeza que podem causar problemas graves, como queimaduras, alergias, intoxicações e até mortes.

Isso sem falar que um ambiente profissional demanda materiais e equipamentos de qualidade e que contam com boa procedência.

Crie cronogramas inteligentes de limpeza

É fundamental criar um calendário específico de limpeza para cada cliente que sua empresa atender, levando em conta o tamanho do imóvel e o tempo necessário para a realização de cada serviço.

Distribua as tarefas com critérios

Para que o trabalho de limpeza realmente funcione, não pode haver trabalhador ocioso nem sobrecarregado. Isso significa que você deve delegar as funções com parâmetros e bom senso.

Para facilitar a sua vida e a dos colaboradores, faça uma planilha com o que cada um deve limpar no dia. Isso vai te ajudar a controlar melhor o tempo, além de avaliar os resultados individuais.

Ouça a equipe

Liderar uma equipe de limpeza exige muita organização. E além de tudo, é imprescindível saber ouvir a sua equipe, para entender as suas necessidades e avaliar as mudanças possíveis para que todos possam trabalhar harmonicamente e performar melhor.

Como contratar uma equipe de limpeza?

homem limpando escada equipe de limpeza

A contratação de uma equipe de limpeza terceirizada pode ser uma ótima estratégia para os gestores, uma vez que a responsabilidade da contratação dos colaboradores, pagamento e inspeção do trabalho fica por conta da empresa.

Para escolher uma empresa séria, com uma equipe comprometida, é essencial avaliar alguns pontos. Veja abaixo quais são eles.

Registro e certidões da empresa

O primeiro cuidado que você deve ter na contratação de uma equipe de limpeza é verificar se existe um registro da empresa e suas respectivas certidões.

Além da autorização para funcionamento, certifique-se de que a empresa está em dia com suas obrigações legais e trabalhistas. Você consegue ter acesso a todas essas informações solicitando as certidões que comprovem a ação de recolhimento de recursos do FGTS e INSS.

Um grande diferencial de uma equipe de limpeza é a certificação de Qualidade ISO 9001, que demonstra que ela oferece boa prestação de serviços.

Todos os custos envolvidos no serviço

Você pode solicitar da empresa prestadora de serviços uma planilha de custos para observar o valor de taxas e outros encargos envolvidos. É nesse documento que estão os valores destinados ao pagamento de salários de funcionários, benefícios, equipamentos e produtos, taxas administrativas e impostos.

Dessa maneira é possível verificar se a empresa está realizando todos os pagamentos obrigatórios desse setor.

Caso queira ir mais a fundo, você ainda pode comparar o valor dos salários descritos na planilha de custos com aqueles exigidos no sindicato da categoria de limpeza. Sempre desconfie de propostas com valor muito abaixo do oferecido no mercado.

Depoimentos de outros clientes

Para ter certeza da qualidade e comprometimento da equipe de limpeza, o ideal é conversar com clientes antigos. Você pode encontrá-los através do site da própria empresa ou em fóruns específicos de avaliação.

Quando não for possível, peça para a empresa avaliada algumas referências de clientes atuais para ter uma noção do seu desempenho no momento.

Equipamentos e produtos utilizados

Normalmente, ao contratar uma equipe de limpeza, a mesma já leva consigo os materiais necessários para a realização do trabalho. Em alguns casos, o próprio contratante é quem deve adquirir os produtos.

Sendo assim, é fundamental estar atento e, sempre que tiver dúvidas, esclarecê-las, para evitar imprevistos e custos extras não planejados.

Caso você opte por uma equipe de limpeza que forneça todos estes itens, é essencial que seja verificada a qualidade e eficiência dos produtos.

Impacto ambiental gerado com os serviços

Atualmente, muito tem se falado sobre as práticas sustentáveis e esse é um ponto sobre o qual você deve estar atento, ou seja, o impacto ambiental gerado com os serviços de limpeza.

Para ficar por dentro disso, solicite à equipe um detalhamento dos produtos químicos que são comumente utilizados no procedimento, a fim de garantir que a composição não representa perigo ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Verifique também a toxicidade dos produtos, certificando-se de que a empresa trabalha com métodos e tecnologias que possibilitem um menor desperdício de água durante os serviços.

Detalhes do contrato

Uma vez definida qual a equipe será a responsável pela limpeza, é preciso se atentar para um último, mas não menos importante elemento, que é o contrato.

Ele deverá conter todos os detalhes relativos ao plano de serviços, bem como os direitos e deveres de ambas as partes.

Também é necessário prestar atenção especial nos itens relacionados às garantias, condições de pagamento, taxas extras, juros por atraso e cancelamento do serviço. Caso encontre qualquer irregularidade, solicite a revisão do documento para que ele fique de acordo com os objetivos e as necessidades de ambas as partes.

Por fim, verifique se há uma descrição exata do plano de limpeza e todos os serviços que serão realizados, como a identificação das áreas que serão higienizadas pela equipe e também os horários da realização desse serviço.

Vantagens de terceirizar a equipe de limpeza

homem limpando bancada equipe de limpeza

São inúmeras as vantagens de terceirizar a equipe de limpeza. Já falamos sobre algumas delas ao longo do texto, mas agora vamos abordar as principais delas.

1- Funcionários mais capacitados

A principal vantagem de terceirizar a equipe de limpeza é a garantia de profissionais especializados, já que eles são selecionados e treinados pela empresa que prestará o serviço. E o melhor é que, caso ocorra de um funcionário inexperiente ser enviado para a sua equipe, você poderá solicitar a sua substituição por um mais capacitado.

2- Contratação com menos burocracia

Como na terceirização da equipe de limpeza, o contrato acontece entre você e a empresa que executa o serviço, não são necessários contratos individuais para cada funcionário da equipe de limpeza.

Sendo assim, você terá uma quantidade muito menor de obrigações enquanto contratante e também estará livre de organizar e arcar com treinamento e compras de uniformes.

3- Não há preocupação com faltas ou licenças

No caso de faltas, licenças ou férias de funcionários da equipe de limpeza, a empresa contratada se encarrega da substituição automática por outro funcionário, sem custos adicionais.

Isso também vale para as demissões. Além de você não precisar se preocupar com as rescisões de contrato, também não precisará se preocupar em recompor a equipe.

Primatto

A Primatto é uma empresa que realiza a limpeza diária em condomínios, proporcionando um ambiente limpo e agradável para todos os moradores, trabalhadores e visitantes.

Ou seja, é garantia de uma maior tranquilidade na gestão do seu condomínio ao contar com uma rotina organizada de trabalho, funcionários fixos e treinados especialmente para a sua necessidade.

Podemos listar entre as principais atividades da Primatto:

  • Limpeza em escritórios e empresas: realizamos a limpeza diária em escritórios e empresas, com total discrição e seguindo os padrões mais rigorosos de higiene e qualidade técnica. Conte com funcionários fixos, treinados exclusivamente para atender a sua rotina, e com o fornecimento de todos os insumos necessários para a realização da limpeza.
  • Limpeza pós obra: fazemos a limpeza específica após o término de obras, com o objetivo de remover todos os resíduos restantes. Garanta a limpeza final da sua obra de uma maneira profissional, eliminando tinta, massa, pó, e todo tipo de sujeira deixada para trás, sem danificar os revestimentos.
  • Tratamento de pisos: revitalizamos pisos cerâmicos, cimentícios, e pedras, através da limpeza pesada e aplicação de acabamentos e impermeabilizantes. Remova as manchas e aumente a resistência do seu piso com um tratamento revitalizante e a aplicação de produtos especialmente indicados para esse tipo de procedimento.
  • Limpeza industrial: realizamos a limpeza específica em Indústrias, estruturas de galpões, câmaras frias, pisos industriais, pátios, área fabril e grandes instalações. Mantenha a higiene da sua indústria e ofereça segurança e conforto para seus trabalhadores contando com uma equipe qualificada e equipamento pesado de limpeza.
  • Limpeza em eventos: prestamos o apoio na limpeza de grandes eventos de rua, salões, congressos, áreas de shows e eventos sociais, sempre em um curto período de tempo. Conte com um atendimento de alto nível e um padrão de qualidade único, através da varrição constante, recolhimento de lixo, higienização de sanitários e lavação pesada após evento.

Conclusão

homem puxando água equipe de limpeza

Como pudemos observar ao longo do post, terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos.

Contudo, para que tenha todos esses benefícios, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto.

A Primatto é uma ótima opção para terceirizar os seus serviços de limpeza, pois conta com atendimento com foco no cliente, comunicação pró ativa, atenção e zelo no trabalho, além de equipe composta por profissionais capacitados e pelos melhores produtos e equipamentos do mercado.

Garanta uma maior tranquilidade na gestão do seu condomínio ou empresa ao contar com uma rotina organizada de trabalho, funcionários fixos e treinados especialmente para a sua necessidade.

Entre em contato conosco e faça já um orçamento sem compromisso!

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