Uma das questões mais importantes no dia a dia de um condomínio é a questão da limpeza.
Isso porque, além de ninguém gostar de ver o ambiente sujo e desorganizado, a falta de higiene ainda pode prejudicar o bem estar de moradores, funcionários e visitas.
Contudo, muitos condomínios têm dúvidas a respeito de como fazer a limpeza em condomínio. E para facilitar a vida do síndico, preparamos este post com todas as dicas. Confira!
O quê é a limpeza de condomínio?
Não há como negar que a primeira coisa que reparamos ao chegar em um lugar é a limpeza, principalmente quando somos moradores.
A limpeza de condomínio nada mais é do que manter as áreas comuns devidamente limpas para a boa convivência e o aproveitamento desses espaços por todos.
Os condôminos têm o direito de exigir que o local seja mantido limpo, já que pagam o valor de manutenção do condomínio.
Qual a importância da limpeza de condomínio?
Para que todos tenham uma boa convivência dentro do condomínio é fundamental que o mesmo se preocupe com a limpeza do local.
Isso porque, sem manter o condomínio limpo e organizado, pode ser que alguns moradores venham a reclamar do problema de limpeza e a administração pode ser responsável por isso.
Contudo, para que se possa manter o condomínio limpo, otimizando gastos e tempo, é preciso, além de contratar bons profissionais, ter um excelente planejamento.
Principais regras de limpeza de condomínio
As necessidades de limpeza de condomínio variam conforme o perfil de cada empreendimento. Com certeza, um ambiente residencial com muitas crianças necessitará de uma demanda diferente quando relacionado a um edifício corporativo.
Pensando nisso, é importante primeiro identificar todas as características do local, com um levantamento das áreas comuns e suas demandas, qual a frequência de eventos no local, entre outros aspectos que farão diferença no desenvolvimento de um cronograma.
Quais são os tipos de limpeza de condomínio?
O síndico precisa conhecer todos os tipos de limpeza que existem para escolher aquela que mais se adequa ao perfil do condomínio em cada momento específico. Dito isso, os principais tipos de limpeza em condomínio são:
- Limpeza geral: esse tipo de limpeza é quando todo um ambiente passa por uma limpeza completa e é feita nas áreas de maior circulação dentro do condomínio, como os elevadores, halls de entrada, portaria, corredores e garagens. A limpeza geral precisa ser feita diariamente ou no mínimo uma vez por semana, dependendo do fluxo de pessoas no condomínio.
- Limpeza de conservação: como o nome diz, esse tipo de limpeza visa manter o cheiro agradável e a boa aparência do local, incluindo algumas ações como: tirar o pó das superfícies, retirar o lixo e cuidados com o jardim. Assim como a limpeza geral, ela também deve ser administrada conforme as demandas do condomínio.
- Limpeza de manutenção: é o tipo de limpeza em condomínio que faz parte do calendário de manutenções preventivas, a fim de evitar problemas mais graves no futuro. Alguns exemplos são: limpeza da caixa d’água, limpeza e filtragem das piscinas, limpeza e pintura da fachada e dedetizações.
Como fazer a limpeza de condomínio?
Abaixo listamos todas as etapas de como fazer a limpeza de condomínio de forma correta. Confira o passo a passo!
Elabore uma lista de todas áreas que devem ser limpas
Antes de iniciar a limpeza é preciso determinar quais os locais são mais utilizados e precisam de um limpeza mais pesada, bem como definir quais os itens que serão limpos em cada local do condomínio. como tapetes e janelas.
Determine as frequências de limpezas
Como já comentamos acima, a frequência de cada limpeza deve ser calculada de acordo com o perfil do condomínio. Obviamente que aqueles que possuem maior quantidade de visitantes precisam de cuidados mais frequentes, assim como os menores nem tanto.
Para facilitar a sua vida, elencamos a frequência com que você deve limpar cada área.
Todos os dias
É importante limpar diariamente a portaria, hall de entrada, calçadas, banheiros, portaria, elevadores, sauna, objetos de decoração, academia e vestiários.
Semanalmente
Todas as semanas algumas áreas merecem atenção específica, são elas: churrasqueiras, salão de jogos, quadras esportivas, playground, móveis das áreas comuns, caixas de hidrantes e extintores.
Quinzenalmente
A cada 15 dias merecem atenção redobrada: vidros, pisos de madeira, paredes, espelhos e sala de máquinas.
Uma vez por mês
É importante tirar um dia do mês para limpar: janelas externas, escadas de emergência, garagens, salão de festas e grades.
Monte uma rotina de limpeza para o condomínio
Depois de estabelecer o que deve ser limpo e em qual tempo, é importante levar em conta também, para uma rotina produtiva,
- As escalas e horários de trabalho da equipe;
- Os horários de menor movimentação no condomínio para que não atrapalhe a limpeza.
Com tudo isso definido, a rotina funciona como uma espécie de cronograma de limpeza, ficando muito mais fácil orientar a equipe de funcionários durante a sua agenda de trabalho.
Faça um checklist
O síndico ainda pode facilitar mais o trabalho da equipe de limpeza, criando um checklist ou do que deve ser feito.
Alguns exemplos do que pode ficar definido é: onde passar aspirador de pó, quando limpar os espelhos, quais locais o chão pode ser lavado, os tipos de pisos que necessitam ser encerados, os tapetes e janelas que devem ser limpos e as portas.
Contudo, é importante ressaltar que, ao criar essa lista o síndico deve levar em conta cada uma das áreas comuns do condomínio e as devidas especificidades.
Crie regras de limpeza de condomínio
É preciso que o condomínio possua regras de limpeza a fim de manter um padrão de qualidade. Dessa maneira é possível garantir que a higiene do condomínio sempre esteja de acordo com o esperado.
Além disso, essas regras ainda facilitam no treinamento dos novos funcionários, que devem sempre obedecê-las.
Contrate profissionais qualificados
Não adianta apenas pensar no planejamento da limpeza de condomínio e não contratar profissionais qualificados. É fundamental que o condomínio invista em profissionais treinados e com experiência.
Quanto maior for o empreendimento, maior deve ser a equipe de limpeza. Por isso, alguns condomínios preferem contar com o serviço de empresas terceirizadas para captar mão de obra. E essa prática reduz as responsabilidades do síndico com contratações, além de também diminuir os custos trabalhistas para o condomínio.
Compre os produtos de limpeza adequados
Adquirir bons produtos é muito importante para a limpeza em condomínios. Alguns dos principais itens que você deve disponibilizar são:
- Sabão neutro: muito útil na limpeza de pisos de madeira, cerâmica, mármore, granilite. Também serve para limpar quadras esportivas.
- Removedor: utilizado para limpar portões, grades e para a limpeza de garagem.
- Desengordurante: para limpar áreas como a garagem e áreas de lazer com churrasqueira e fogão.
- Polidor de metais: utilizado apenas na prataria da decoração do condomínio.
- Lustra móveis: devem ser aplicados nos móveis de madeira.
- Desinfetante: servem para a limpeza de banheiros de uso comum no condomínio, em conjunto com bactericida.
- Detergente neutro: móveis, vidros, janelas, espelhos, brinquedos de plástico do playground, equipamentos da academia, elevadores, paredes e equipamento de prevenção contra incêndio.
Não se esqueça dos equipamentos de segurança para os funcionários
A pessoa que realiza a limpeza em condomínio acaba entrando em contato com diversas substâncias tóxicas. Em razão disso, o síndico tem que ter a segurança dos funcionários e dos moradores como uma das suas prioridades.
Para isso, o condomínio deve providenciar: luvas, botas antiderrapantes, óculos de proteção, macacões, máscaras, placas e sinalização.
É importante, antes de comprar esses equipamentos, averiguar se o produto é de confiança. Sempre confira se o fabricante tem cadastro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Evite o acúmulo de sujeira no dia a dia
É quase impossível manter um ambiente limpo por muito tempo, ainda mais onde há grande circulação de pessoas, como um condomínio.
Toda essa movimentação faz com que a poeira da rua entre no ambiente condominial e, para evitar o acúmulo, é interessante que o condomínio invista formas de conter essa sujeira externa.
Uma das soluções mais simples é investir em tapetes para as portas de entrada. Assim, todos os transeuntes terão de limpar os pés antes de entrar no condomínio, evitando o retrabalho dos funcionários e tornando mais fácil garantir a limpeza em condomínio.
Primatto: Terceirização da limpeza de condomínio
A Primatto é uma empresa especializada na terceirização de diversos serviços, entre eles, a limpeza de condomínio.
O nosso principal objetivo é a completa administração e controle das atividades relacionadas ao nosso segmento, de forma que nossos clientes possam manter integralmente o foco em sua atividade fim, tendo a segurança e conforto de que suas instalações estão em boas mãos.
Para isso, temos como foco a capacitação de profissionais com as melhores técnicas e equipamentos disponíveis, visando alcançar resultados acima das expectativas, através de maior produtividade e qualidade ao menor custo possível para nossos clientes.
E para otimizar tempo, qualidade e controle, contamos com rigorosos padrões de qualidade.
Vantagens de terceirizar a limpeza de condomínio
Sabemos que a limpeza de condomínio é um grande desafio, uma vez que é necessária uma equipe para realizar todos os serviços com qualidade.
E aí está a primeira vantagem de contratar uma empresa especializada em limpeza para lugares complexos.
Outro benefício de terceirizar a limpeza de condomínio é que as empresas oferecem todo o pacote, desde a mão de obra até os equipamentos e os produtos, o que facilita a administração e garante mais segurança, uma vez que são profissionais bem treinados para a função.
Serviços prestados
Abaixo listamos os principais serviços prestados pela Primatto para a limpeza de condomínio.
Limpeza para conservação
A equipe da Primatto trabalha com produtividade e eficiência na limpeza. Com um novo conceito de técnicas e procedimentos, nossos especialistas elaboram cronogramas de trabalho visando otimizar cada atividade do dia a dia de acordo com as necessidades de fluxo de pessoas, tipo de superfícies e forma de uso de cada ambiente.
Visando atingir uma melhor performance de trabalho, utilizamos equipamentos modernos (lavadoras automáticas, lavadoras de alta pressão, enceradeiras, carros multifuncionais de limpeza e cabos ergométricos), os quais, além de proporcionarem um excelente produtividade, preservam a saúde física dos profissionais de limpeza.
Tratamento de pisos
O tratamento de consiste na revitalização de áreas deterioradas ou no fortalecimento e aumento da resistência de pisos em geral.
O trabalho da nossa equipe engloba tanto a limpeza pesada dos mais diversos tipos de piso e superfícies, assim como a aplicação de impermeabilizantes, resinas, ceras, acabamentos acrílicos especiais. Além disso, também damos ênfase à remoção de manchas ou tratativas de situações específicas.
Limpeza de fachada
Trabalhamos com variadas técnicas para atingir locais de difícil acesso e muitas vezes ignoradas por outros prestadores. Para isso, contamos com equipe técnica e especializada pronta para avaliar as necessidades específicas de cada cliente, visando sempre atender às demandas mantendo padrões de segurança e normas aplicáveis ao setor.
Conclusão
São muitas as responsabilidades de um síndico, entre elas a limpeza de condomínio, mas com organização tudo fica mais fácil.
Criar uma rotina de limpeza pode ser um grande desafio, porém com o tempo, a experiência tornará mais clara as necessidades, de acordo com o tamanho, o número de moradores e a frequência de uso das áreas comuns.
É importante ressaltar que a limpeza de espaços de grande circulação não é essencial apenas para manter a boa aparência do local, mas é também uma questão de saúde e segurança.
Quer manter o seu condomínio sempre limpo e organizado? Faça um orçamento sem compromisso com a Primatto. Entre agora mesmo em contato conosco.
Gostei muito do seu conteúdo sobre Limpeza de Fachadas